8 infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista

Dirigir um veículo no Brasil exige o cumprimento de uma série de regras, sendo que infringir algumas delas leva a suspensão da CNH. Conheça 8 infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista.

Dirigir embriagado é o principal motivo para que uma pessoa perca sua CNH, mas existem outras infrações que causam o mesmo resultado, tanto para quem dirige carro, quanto para quem pilota moto.

Por isso, é importante que o condutor esteja atento para dirigir seu veículo da forma mais segura possível, evitando a suspensão do direito de dirigir e possíveis acidentes.

A seguir, conheça 8 infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista, para motocicletas e carros.

Infrações gravíssimas para condutores de motocicletas

Muita gente acredita que colocar um bauleto na moto maior do que o veículo é uma infração gravíssima. Na verdade, apesar de ser contra as regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o ato não faz perder a carteira.

De qualquer forma, o motociclista deve sempre ficar atento à escolha do bauleto ou baú para moto, pois existem regras claras para o uso desse acessório.

A largura do bauleto nunca deve ultrapassar a distância entre as extremidades dos retrovisores, e a altura da caixa não pode ser maior de 70 cm.

Quanto às infrações gravíssimas que levam a perda da carteira para os condutores de motocicleta, podemos citar quatro principais:

Conduzir a motocicleta sem capacete e vestuário completo

É obrigatório pilotar a moto usando um capacete. Porém, é preciso que esse capacete tenha viseira ou que o condutor utilize óculos de proteção para os olhos.

O vestuário para pilotar é uma roupa especial para motociclistas, que protege em caso de quedas e conta com faixas refletivas que ajudam outros motoristas a visualizarem quem está na moto.

Andar com os faróis apagados

Muita gente não sabe, mas andar com os faróis da motocicleta apagados provoca a suspensão do direito de dirigir, caso você seja pego.

Isso acontece porque, além de prejudicar a sua própria visão ao conduzir o veículo, você impede que outros motoristas tenham conhecimento da sua passagem pela via.

Fazer malabarismos ou equilibrar-se apenas em uma roda

Certamente, você já viu alguém se equilibrar em uma roda da motocicleta. Além de ser extremamente inseguro, ao ser pego pela polícia, o condutor que estiver fazendo a manobra perde a carteira.

Transportar criança menor de 10 anos ou que não tenha condições de cuidar de sua segurança

Recentemente, a legislação sobre o transporte de crianças na motocicleta foi atualizada. A partir de abril de 2021, menores de 10 anos não podem andar de moto (antes, a idade mínima era 7 anos).

O motivo por trás dessa infração gravíssima é simples: crianças com menos de 10 anos nem sempre contam com o equilíbrio necessário para se manterem na motocicleta de forma segura.

Se a criança tiver mais de 10 anos, mas tiver condições específicas que a impeça de cuidar da sua própria segurança (como estar com partes do corpo imobilizada ou ter problemas cognitivos), o condutor também será penalizado.

Infrações gravíssimas para condutores de carros

Existem também infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista para quem dirige o carro.

A mais famosa delas é dirigir sob efeito de álcool ou de outro tipo de droga. Porém, existem outras infrações gravíssimas que podem tirar o seu direito de dirigir. Confira:

Atingir 20 pontos na carteira de motorista

Cada vez que o condutor comete uma infração, seja ela leve ou grave, está apto a receber pontos na carteira.

Esses pontos são válidos pelo período de um ano. Se você atingir o teto de 20 pontos durante 12 meses, pode ter seu direito de dirigir suspenso.

Executar manobra perigosa

Assim como acontece nas motocicletas, fazer manobras perigosas com o carro também está entre as infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista.

Essas manobras incluem arrancada brusca, derrapagem, frenagem com deslizamento e os famosos “rachas”. Afinal, nesse tipo de cenário, pessoas inocentes podem acabar feridas.

Excesso de velocidade

Uma das infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista e que, por vezes, passa despercebida, é o excesso de velocidade.

Pela legislação de trânsito, quando o veículo ultrapassa 50 % do limite permitido na via, pode perder o direito de dirigir.

É preciso estar atento porque, em vias controladas com limite de 60km/h, passar acima de 90km/h já pode tirar a sua CNH.

Forçar passagem entre veículos

Por fim, um outro motivo para uma infração gravíssima no trânsito, é forçar a passagem entre veículos em uma ultrapassagem.

Isso não significa que ultrapassar é proibido em todas as vias públicas. A infração se destina aos condutores que, mesmo sabendo que outro carro está vindo no sentido oposto, resolvem forçar a ultrapassagem.

 

Nosso Código de Trânsito é um dos mais completos do mundo, servindo como base de estudos para outros países.

Entretanto, por conta de todas as regras, muitas vezes os condutores não têm conhecimento de quais são as infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista.

Ao conhecer essas 8 infrações de trânsito que fazem o condutor perder a carteira de motorista, você está mais preparado e consciente para fazer parte do tráfego de veículos.

Veja também

Fale Conosco

Open chat