Saiba o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo

Saiba o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo

Você sabe o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo? Então, se você pretende fazer essa aquisição, precisa aprender.

Afinal, comprar um carro seminovo não é tão simples quanto um carro novo. Na verdade, comprar um automóvel novinho em folha já oferece uma série de preocupações específicas.

Com o seminovo, essas preocupações são acrescidas de todas as questões naturais de um carro que já teve um dono.

Mas e aí, o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo? Descubra a seguir!

Confira se o automóvel passou por uma Vistoria Cautelar

Um dos principais cuidados a se ter ao comprar um carro seminovo é ter atenção se o veículo passou por uma Vistoria Cautelar.

Isso é necessário pois existem muitos negócios duvidosos no mercado de usados e seminovos, especialmente em relação a compra de particulares.

Você pode adquirir um automóvel e ele ter uma dívida de IPVA não-paga ou de multas em atraso para você quitar, por exemplo. Pior: ele pode estar envolvido em um processo judicial e a compra ser cancelada, mas você ter dificuldades para receber o dinheiro de volta.

Por isso, vale a pena comprar apenas carros seminovos que passaram pela Vistoria Cautelar, de modo a garantir que não há nenhum problema jurídico ou documental com o automóvel.

Verifique a taxa de juros do financiamento automotivo

O Brasil passa por um período histórico de queda na taxa de juros do país. Com a Selic em constante queda, os juros de financiamentos automotivos também caem no país inteiro.

Foi por isso, por exemplo, que o mercado automotivo nacional conseguiu crescer tanto em 2019.

Portanto, é essencial verificar a taxa de juros do financiamento ao comprar carro seminovo. Dessa forma, você garante que pagará um valor aceitável pelo veículo.

Caso um banco proponha uma taxa de juros acima da média, é possível procurar por outros que oferecerão um valor mais em conta para você.

Faça uma checklist de o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo

Quando você for a uma concessionária de seminovos para escolher um carro para comprar, lembre-se de levar um papel com uma checklist para verificar cada detalhe do automóvel.

Basicamente, você precisará se preocupar com três principais áreas:

  • estrutura;
  • documentação;

Para verificar a documentação, basta comprar um carro com a já mencionada Vistoria Cautelar. Essa parte estará cuidada.

Em relação ao desempenho, é importante fazer um test drive e verificar alguns detalhes na hora de dirigir. Como é o barulho do motor? Como estão os freios? E a transmissão do câmbio? Note se há engasgos, se o tempo de resposta é adequado.

Já em relação a estrutura, o maior risco é o carro seminovo ter passado por uma enchente ou um sinistro de outro tipo, o que pode significar um dano mais sério na sua lataria.

Por isso, verifique se há bolhas na lataria do automóvel e olhe perto das rodas e onde fica o estepe para procurar por manchas de ferrugem. Isso pode indicar se o carro passou por uma enchente.

Já para identificar algum sinistro, verifique se há a numeração original do automóvel no vidro. Se não houver, é sinal de que as janelas foram trocadas provavelmente por causa de um acidente.

Olhe a quilometragem do automóvel para ver se ela foi adulterada

Para ser considerado um carro seminovo, ele precisa ter no máximo 60 mil quilômetros e 3 anos.

No entanto, muitas concessionárias ou particulares ficam de posse de carros que já passaram o limite de quilometragem, especialmente porque eles são oriundos de empresas que alugam automóveis ou de motoristas de aplicativos.

Para poder passar o veículo como seminovo, os vendedores adulteram o hodômetros e apresentam o carro como se tivesse uma quilometragem menor do que realmente tem.

No entanto, é possível verificar se a quilometragem do carro foi adulterada ou não. Existe um equipamento próprio para isso, mas você pode identificar a questão mesmo sem ele. Basta pedir o Manual do Proprietário e verificar as revisões feitas no carro.

Cada vez que fazemos uma revisão, a quilometragem é anotada no Manual. Por isso, há um histórico completo da quilometragem do automóvel ali. Basta verificar os números para identificar a adulteração.

Outra maneira de saber se a quilometragem foi adulterada é com base nos pneus. Normalmente, um pneu dura de 50 a 60 mil quilômetros.

Ou seja: um carro seminovo dificilmente terá pneus novinhos, a não ser que ele seja MUITO novo e tenha andado muito pouco. Se o automóvel já trocou o jogo de pneus, é sinal de que já passou dos 60 mil quilômetros e não é mais seminovo.

E aí, aprendeu o que levar em conta na hora de comprar um carro seminovo? Então siga as nossas dicas e não erre mais na sua compra!

Você tem o hábito de comprar carros seminovos? Tem alguma história curiosa sobre isso? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now

Open chat