Carros Solares – Prós e Contras

carro energia solar

Com as opções de combustível ficando limitadas, haverá tempo em que o mundo terá que procurar outras opções de combustível. Essa é a razão pela qual estamos vendo diferentes montadoras trabalhando em combustível alternativo. Entre várias tecnologias em que diferentes montadoras estão trabalhando, a solar é uma delas. Vários inovadores estão trabalhando em veículos movidos a energia solar. O sol é uma fonte eterna e mais sustentável de energia que pode ser usada para produzir eletricidade para rodar veículos. Os carros movidos a energia solar não são uma visão comum na Índia, pois estes ainda estão em fase experimental, mas estes podem se tornar uma alternativa potencial para compradores ecologicamente conscientes.

Estes veículos verdes usam células fotovoltaicas ou painel solar, geralmente têm hidreto metálico de níquel/ níquel-cádmio/ íon de lítio/ baterias de polímero de lítio, montadas em cima do carro para gerar energia a partir do sol. A energia da luz solar libera elétrons nos painéis fotovoltaicos semicondutores e cria um fluxo de elétrons que produz eletricidade e alimenta a bateria. A bateria solar pode armazenar a eletricidade excessiva, produzida durante um dia ensolarado, e usá-la durante a noite ou um dia nublado. Produto conhecido como energia solar fotovoltaica.

Existem várias desvantagens e vantagens dos carros solares.

Prós

Eco-friendly e silencioso: Os veículos movidos a energia solar têm nível de emissão zero, pois não utilizam recursos não renováveis e queimam combustível. Os motores elétricos geram eletricidade que não emite gases de efeito estufa ou qualquer outro poluente. Esses carros são mais silenciosos do que os veículos movidos a combustíveis convencionais, que também não causam poluição sonora.

Disponibilidade de energia: Os carros solares derivam sua energia do sol, indiretamente, que sempre brilha e fornece energia infinita. Os painéis solares eficientes podem produzir e armazenar mais potência para o veículo.

Sem custos de combustível: Ao contrário dos veículos convencionalmente abastecidos, os veículos solares não têm custos de combustível e baixo custo de manutenção.

Conforto de condução: Com componentes de alumínio e leves, os carros movidos a energia solar funcionam mais rápido e suavemente do que os veículos a gasolina e diesel.

Contras

Desafio de design: Os veículos solares requerem grande área de superfície no telhado para painéis solares montados, têm baixa resistência ao vento e espaço apenas para dois passageiros.

Má praticidade: Estes carros verdes não têm nenhum equipamento de segurança do motorista e outros equipamentos, como lâminas de limpador, faróis e retrovisores. Aspectos como suspensão, força do chassi, direção, freios, painéis solares protegidos e arranjo de baterias também precisam ser levados a sério.

Baterias caras: Os painéis solares eficientes e baterias e sua substituição são muito caros que precisam ser trocados com tanta frequência. Isso é o que torna os veículos solares um assunto caro.

Capacidade de armazenamento de energia: As células fotovoltaicas ou painéis solares podem converter 15-30% da luz solar em eletricidade, depende do material utilizado, que é bastante limitado.

 

Fale Conosco