Revelado: 5 dicas para aumentar a vida útil dos seus pneus

Uma das principais dúvidas dos motoristas é como aumentar a vida útil dos seus pneus. Não há resposta definitiva para o antigo mistério de quanto tempo os pneus duram.

Depende de vários fatores, alguns dos quais estão completamente fora de seu controle (como condições climáticas). Eles podem se desgastar depois de alguns anos ou depois de 20 a 30 mil quilômetros, mas também podem viver e funcionar adequadamente por muitos anos, ou mesmo por uma década inteira.

A condução acelera o processo de envelhecimento, mas a passividade faz o mesmo.

Eles dificilmente são um investimento barato, mas quando chega o último momento de respiração, não há alternativa senão substituí-los. Bons pneus são essenciais para o bom funcionamento do seu carro e para a sua própria segurança na estrada.

No entanto, há coisas que você pode fazer para adiar a substituição de pneus o máximo possível. Hoje nós damos-lhe 5 dicas para aumentar a vida útil dos seus pneus.

1) A pressão deve ser verificada regularmente para aumentar a vida útil dos seus pneus

Esta é uma atividade obrigatória pelo menos uma vez por mês. Independentemente da programação, você também deve verificar a pressão dos pneus a cada vez que planejar uma viagem mais longa.

Muitas pessoas não fazem isso porque confiam em sua luz de painel TPMS , que irá avisá-los apenas se a pressão estiver abaixo de 75% – o que é muito baixo.

Mas mesmo um novo pneu vai se esvaziar um pouco a cada mês. Se você não reagir, isso fará com que seu carro seja difícil de controlar, afetará sua economia de combustível e tornará cada passeio uma aventura perigosa. Se eles estiverem planos ou superinflacionados, o risco está presente e você precisa lidar com isso.

A maioria dos pneus requer uma pressão de 30 PSI, mas isso não é uma medida universal. Para certificar-se de qual é a pressão recomendada para seus pneus, verifique o manual do proprietário do seu carro.

Enquanto estiver pendurado nos pneus, reserve alguns minutos para inspecioná-los. Infelizmente, as estradas são habitadas com frequência por pedras, pregos ou pedras pequenas, e algumas delas podem acabar em seus pneus, causando perfurações. Você pode consertar algumas das perfurações , mas é sempre melhor visitar um técnico treinado.

2) Pneus precisam de rotação

Os carros podem ser veículos de tração dianteira, traseira ou de tração nas quatro rodas. O tipo de carro que você escolhe comprar determinará a tração, o manuseio, o comportamento em diferentes condições climáticas e muitas outras coisas.

Mas adivinhe quem sofre mais por causa das desvantagens dos três, respectivamente? Os pneus, claro. Eles têm que suportar toda a pressão.

Essa pressão é desigual. Nos carros com tração dianteira, os pneus dianteiros vão se desgastar mais rápido que os pneus traseiros. Por outro lado, os pneus traseiros são os que farão um esforço maior se você possui um carro de tração traseira.

Mesmo em um veículo com tração nas quatro rodas, os pneus não sofrem exatamente a mesma quantidade de estresse em contato com o solo.

É por isso que é melhor que eles girem a cada 8.000 quilômetros para aumentar a vida útil dos seus pneus

3) Rodas precisam de alinhamento

Se você sentir vibração ou tremor ao dirigir, ou o carro derrapar para um lado, é hora de alinhar suas rodas. Graças a muitos encontros com buracos e frenagens, eles podem se deslocar para fora de sua posição normal e paralela.

Se o volante não estiver centrado, este é mais um sinal de que suas rodas precisam urgentemente de um alinhamento adequado.

Mas você não deve esperar até que comece a aparecer. Desalinhamentos menores muitas vezes podem passar despercebidos, e são seus pneus que eventualmente pagarão o preço.

Então, esta é apenas outra parte da manutenção regular do carro que deve ser feita duas vezes por ano. Não custa muito e você economiza dinheiro a longo prazo.

4) Ajuste o seu estilo de condução

A condução rápida pode ser divertida, mas não anda de mãos dadas com a saúde e a boa forma dos pneus. Direção rápida, freadas bruscas, aceleração agressiva ou atropelamentos, além de ilegal segundo o Detran, não são um bom exercício muscular para os pneus. Essas práticas os forçam a sofrer ainda mais estresse do que o normal e se deterioram em um ritmo mais rápido.

É ótimo se você tiver um carro esportivo potente que simplesmente chame o piso do pedal do acelerador, mas tente não fazê-lo com frequência. Os pneus gostam de ser tratados com a maior delicadeza possível.

Ter que enfrentar o chão e lutar contra os solavancos e buracos é um problema para eles. Você não precisa adicionar esse problema. Pelo menos  se você quiser aumentar a vida útil dos seus pneus.

5) Borracha odeia sol

Pneus carecas podem causar uma péssima experiência de direção, mas há algo igualmente ruim: rachaduras espalhadas nas paredes laterais como rugas no rosto de uma pessoa muito velha.

Esta condição é geralmente associada à deterioração natural devido ao envelhecimento. Mas anos de experiência não são a única razão para isso. Também pode acontecer por causa da exposição frequente ao calor e ao sol, cujos raios UV não são viciosos apenas para os seres humanos.

Então se você quer aumentar a vida útil dos seus pneus, guarde o seu carro numa garagem. Se você não tiver uma, cultive o hábito de estacioná-lo em locais cobertos e você fará aos seus pneus (e à sua carteira) um grande serviço.

Outra dica importante: Não esqueça de fazer a revisão no seu carro periodicamente. A Assunção Escapamentos vem se destacando neste segmento prezando o bom atendimento, serviço rápido e de qualidade, profissional e com preços altamente competitivos. Virou uma referencia em revisão de carros em bh. Nossa principal prioridade é resolver todos os problemas automotivos.

Veja também

Fale Conosco